sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O QUE É MARKETING PESSOAL?


COMEÇAREMOS A SÉRIE MARKETING PESSOAL.

A sociedade, sobretudo devido à globalização, faz com que o homem trave uma infindável batalha pela sobrevivência e pelo sucesso. Assim, a competitividade torna-se acirrada e devemos buscar o aprimoramento cotidiano, pessoal e profissional, para vencer com sucesso as várias etapas de nossa vida. O marketing pessoal é uma das estratégias que você deve utilizar.

O marketing pessoal é um meio estratégico individual que envolve a atração e desenvolvimento de contatos e relacionamentos importantes, pessoais e profissionais, a fim de evidenciar suas características, habilidades, deste modo, provocando no outrem maior aceitação e reconhecimento. Em suma, Marketing Pessoal é o meio pelo qual você promove-se positivamente.

Os elementos fundamentais do marketing permeiam na tétrade emoção, comunicação interpessoal, rede de relacionamentos e posicionamento adequado de sua imagem.


A primeira linha da tétrade, o comportamento emocional, vinculado à comunicação interpessoal, condiz com sua maneira pela qual você demonstra suas reações, por vezes súbitas, assim cabe a nós nos ponderar. Promovermo-nos através do zelo que ofertamos ao outrem é o nosso investimento. Mediado por transparência, espontaneidade e autenticidade, devemos demonstrar nosso interesse pelo outro, dando-lhes atenção, demonstrando simpatia e respeito, sendo positivo, etc.; em troca receberemos retorno: a atenção personalizada investida não será em vão.

A comunicação interpessoal é a oportunidade de nos destacarmos frente a uma massa, o nosso diferencial. É através da linguagem, oral e ou escrita que exporemos o nosso interior, todas as nossas experiências. Assim, cabe adequarmo-las ao contexto comunicativo, mantendo no mínimo um fluxo regular de conversação com pessoas: domine a língua portuguesa, escreva bem e vença a timidez.

A rede de relacionamentos é a norteadora para situarmo-nos socialmente. Devemos ser maleáveis aos diversos tipos de interlocutores, com qualquer nível, desde o nosso semelhante a um mais elevado. Faça-se ser lembrado de forma positiva. Vá a reuniões sociais festas e demonstre atenção e cordialidade para todos.

A nossa imagem deve estar harmonizada e, por que não dizer, sincrônica ao contexto e realidade social presente. Existe obviamente uma hipervalorização da imagem, por isso devemos nos atentar para cuidados físicos fundamentais, bem como para a adequação dos trajes utilizados em combinações estéticas agradáveis e atrativas para o outro. O homem é um ser social, ser o que a sociedade estipula é apenas seguir uma parcela dos seus próprios passos, você não deixará de ser original por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails