No dia 06 de novembro de 2009, o trabalho "Considerações Sobre a Disfonia por Tensão Muscular" foi apresentado por Jonatan de Moraes Bandeira no VII Simpósio de Fonoaudiologia do CES/JF com início previsto às 11:15. Abaixo segue o resumo da apresentação.
Palavras-chave: Distúrbios da voz; Estresse; Voz.
INTRODUÇÃO: A voz e os estados emocionais demonstram imensa afinidade, tanto que determinados distúrbios da comunicação emergem quando as emoções estão afetadas. A disfonia por tensão muscular inclui-se nesses distúrbios, tendo como fator causal o estresse crônico.
JUSTIFICATIVA: Para a realização do tratamento das disfonias faz-se imprecindível a definição de parâmetros diagnósticos e a compreensão de suas fisiopatologias. O diagnóstico da disfonia por tensão muscular é habitual, ainda que haja um conhecimento limitado sobre o seu diagnóstico.
OBJETIVO E MÉTODO: Deste modo, o presente trabalho, proveniente de uma revisão bibliográfica, objetiva realizar considerações sobre a disfonia por tensão muscular levando ao clínico uma melhor identificação da síndrome.
CONCLUSÃO: A partir da literatura levantada pode-se observar parâmetros para a identificação e classificação da disfonia por tensão muscular. Contudo, necessita-se de mais pesquisas para a obtenção de dados mais concisos sobre sua etiopatogenia para favorecer o seu tratamento. Vale ressaltar que, apesar disso, a terapia fonoaudiológica tem se mostrado útil para a reabilitação dos indivíduos que a portam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário