sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR: COLÔNIA DE FÉRIAS NAD NO CAER


Brincar torna-se a cada dia mais importante, pois é a partir da brincadeira que a criança dá início ao processo de maturação sensório-motora. No estágio sensório-motor a brincadeira é fornecedora de prazer e, ainda, um ato exploratório, ou seja, uma maneira de conhecer o mundo através da própria experiência.

É através da brincadeira, também, que os pais agem, quase que por instinto, com os seus filhos, facilitando a aquisição da linguagem oral: os pais falam mais agudo, com uma fala mais melódica, melhor articulada e mais lentificada e nem apercebem a importância do seu grande feito.

Observamos a criança partir de um nível concreto e caminhar para abstração, num mundo repleto de fantasias. É essa habilidade simbólica que favorecerá o desenvolvimento intelectual desses baixinhos.

A cada brincadeira, a cada assimilação de uma nova experiência, novas sinapses estão sendo feitas... O racicínio é estimulado a cada tentativa de compreender uma nova brincadeira, na tentativa de solucionar novos fatos ou, ainda, na elaboração de uma nova atividade (haja criatividade).

Além disso, as brincadeiras favorecem a aprendizagem social, pois valores são compartilhados, as diferenças são percebidas, bem como existe um amadurecimento emocional devido a experiência com vários momentos (ganhar, perder, compartilhar, doar).

Enfim, observamos que o brincar favorece o desenvolvimento global da criança: motor, emocional, intelectual, social.

Dê oportunidades para que o seu filho possa brincar:


Vai começar a Colônia de Férias NAD no CAER!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails