terça-feira, 13 de outubro de 2009

A VOZ DO PROFESSOR




Sem o professor não haveria uma sociedade organizada, pois é ele quem dissemina o saber. Através da sua voz, mediadora de suas relações interpessoais, ele acolhe, cativa, disciplina e ensina os seus alunos. Além disso, sabe-se que a voz é, também, responsável pelo sucesso da aprendizagem. Portanto, promover a saúde da comunicação deste profissional é imprescindível.

Desde a antiguidade, lecionar é considerado uma das profissões mais dignas, contudo, não se dá o merecido valor à classe. Ainda assim, o professor geralmente se doa ao máximo, por prazer e amor ao seu trabalho. Este profissional da voz tem que enfrentar inúmeras situações estressantes que podem levá-lo ao esgotamento como, por exemplo, a falta do reconhecimento profissional, a baixa remuneração e as extensas cargas horárias que exigem grande demanda vocal. Deste modo, a voz pode ser um sinal de alerta, um pedido de ajuda à sua saúde!

O professor é o profissional da voz mais acometido por alterações vocais no Brasil. Na maior parte das vezes, isso se deve à falta de treinamento vocal, levando-o ao uso incorreto e/ou abusivo da voz. Infelizmente, é comum estes profissionais recorrerem à ajuda apenas quando alterações vocais alcançam um grau intenso ou extremo.

Na Fonoaudiologia, ações de caráter preventivo à saúde através da sua promoção e proteção, além do diagnóstico e o tratamento precoces têm contribuído, e muito, para a qualidade de vida dos professores. Portanto, vale a dica de ficar atento aos seguintes sinais de alteração: cansaço ao falar, dor ou sensação de ardência na garganta, rouquidão, dentre outros. Recomenda-se, à presença destes sinais, procurar pela orientação profissional do fonoaudiólogo e/ou do médico otorrinolaringologista.

Parabéns, professores, por conduzirem com sabedoria a nossa educação! E cuidem da voz.

2 comentários:

  1. Sim, Patrícia... Mas estava ansioso pela primeira postagem. Ainda mais sobre um assunto tão importante.

    Um grande Bjo!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails